Todo gamer viciado que se preze sabe que, hoje em dia, uma máquina potente é fundamental para rodar quase que todos os jogos da atual geração, que são cada vez mais avançados e exigentes em termos de requerimentos de sistema.
Atualmente, principalmente devido à conversão digital e ao número cada vez maior de dispositivos portáteis que suportam games, os gamers se diversificaram em vários tipos de audiência e deixaram de ser apenas aqueles garotos que ficavam enfurnados num quarto o dia todo jogando o seu console. Hoje é muito comum ver meninas, e até mesmo um pessoal mais velho, jogando games, seja em casa ou nas ruas com consoles portáteis como o PSP e DS, além dos novos e modernos celulares, como o iPhone.
Mas para alguns gamers "apenas" um portátil como os existentes no mercado não chega a ser suficiente para as suas necessidades de viciados, daí entram em cena os notebooks. Diferentemente de alguns anos atrás, o acesso a esses produtos se tornou muito mais fácil dadas as exigências de mobilidade do mundo atual. Porém, para os gamers, ter um notebook foi sempre uma alternativa distante, pois não havia antes a mesma disponibilidade de dispositivos que permitissem jogar fora de casa como a que existe hoje, ou seja, nada além dos tradicionais consoles caseiros. Além disso, diversos outros motivos sempre barraram o ímpeto dos jogadores em comprar notebooks, sendo que uma das principais razões para isso era o fato de os laptops terem seu uso completamente destinado aos negócios, apresentando configurações mais básicas e tradicionais para esse tipo de uso, o que excluía o público mais aficionado por games que, por sua vez, necessita sempre de configurações altas para os seus jogos.
Bom, como dito antes, isso "era" um problema, já que hoje existem cada vez mais notebooks de diversas marcas com configurações mais focadas no público gamer, como é o caso do HP Pavilion dv5t.
Bonito e com conteúdo
Um dos fatores que mais contam na hora da decisão de compra dos notebooks é o design dos mesmos, o que às vezes pode ser uma armadilha para os usuários já que muitos são visualmente lindos, mas apresentam uma performance frustrante na mesma proporção de sua beleza.
O HP Pavilion dv5t é simplesmente bonito com um visual esbelto e ultramoderno, apresentando detalhes que dão um toque ainda mais especial ao laptop e ao seu design "suave". Com cantos arredondados, botões sensíveis apenas ao toque, superfícies brilhantes e reflectivas, a HP apresenta o dv5t em duas cores, prata e preto.
A HP caprichou no visual da superfície do dv5t, tanto fechado quanto aberto o note parece um espelho de tão brilhante que é. A empresa denominou esse acabamento como "metal líquido" e pode ter certeza de que em muitas ocasiões você realmente irá achar que está diante de algum metal no melhor estilo Exterminador do Futuro 2. A base do notebook tem duas variações de prata, fosco e metálico, sendo que o acabamendo metálico é praticamente idêntico a um espelho.
Um dos detalhes mais legais, em termos de visual, é o sistema de iluminação dos botões do notebook que criam um aspecto muito agradável e bonito de se ver, que contrasta muito bem com as cores do dv5t. As luzes de status de energia, carga da bateria e disco rígido se localizam bem na "cara" do notebook fazendo com que fique muito fácil localizá-las quando a tela está fechada.
Falando além apenas da aparência, o HP dv5t é feito de um material plástico extremamente resistente e especialmente reforçado nos cantos do notebook, o que é realmente muito bem-vindo em termos de segurança contra estragos que possam acontecer devido a pancadas, etc. Diferentemente dos outros notebooks na mesma faixa de preço existentes no mercado, até mesmo o plástico que reveste a parte de trás da tela ("capa") do laptop é grosso, o que faz com que o modelo da HP seja mais sólido e menos suscetível a impactos do que realmente parece.
Colírio
Com a introdução da série dv5 do Pavilion, a HP finalmente oferece aos consumidores telas com alta resolução. O notebook apresenta as resoluções WXGA e WSXGA+, a resolução WXGA (1200x800) é a mesma que a maioria dos laptops com telas de 15.4 polegadas oferecem, porém a WSXGA traz uma resolução altíssima de 1680x1050 o que dá um espaço de visualização muito maior do que a resolução WXGA. Isso afeta o usuário não somente em termos de visualização, mas também otimiza muito o tempo de trabalho, já que quanto mais coisas o usuário puder ver na tela menos tempo ele perderá com barras de rolagem.
Outra atração muito legal do dv5t é o fabuloso display Infinity BrightView. Com essa opção as cores ficam muito mais vibrantes e sem saturação, os níveis de brilho são muito bem adequados e o contraste é excelente, sem causar aquele choque na sua visão. Sem qualquer tipo de dúvida, a melhorparte do display do Pavilion dv5t é a sua claridade, já que sua grade de pixels é extremamente bem feita e é praticamente invisível.
Por trás dos holofotes
Para não deixar de lado outros elementos do HP, o sistema de alto-falantes é excelente para um notebook, os sons são cristalinos e o volume vai até um nível relativamente alto, porém, nem tanto para que chegue a causar espanto. O wireless e o Bluetooth funcionam muito bem e de maneira muito rápida, não demorou nem dois minutos para que o wireless do notebook achasse uma rede e se conectasse rapidamente, a mesma coisa com o Bluetooth, que reconhece os sinais de um mouse bluetooth, por exemplo, a uma boa distância, o que é especialmente importante principalmente para os jogos FPS que necessitam de boa liberdade de movimentos do jogador.
A bateria tem uma duração de 3 horas, porém com os jogos esse tempo deverá diminuir devido à exigência do sistema. Para melhorar a sua experiência de jogo é recomendado que você jogue sempre com a fonte de alimentação ligada para uma melhor performance da máquina em geral, e sem ficar dependendo do tempo da bateria.
Eu tenho a força!
Bom, agora vamos ao que realmente importa para os gamers. O HP Pavilion dv5t apresenta uma ótima configuração que ninguém pode botar defeito. Testamos no Pavilion os games Spore, Left 4 Dead e o temível Crysis, como era de se esperar rodamos Spore e L4D com as configurações no talo sem qualquer tipo de problemas, e em nenhum momento sequer o game engasgou com lags ou qualquer outra coisa do tipo. Já com Crysis a coisa foi diferente, e só foi possível rodar o game com uma boa taxa de imagens por segundo com os detalhes do game num nível intermediário. Quando colocamos no máximo das configs o game engasgou e não fluiu, o que era de se esperar com Crysis, certo?O HP Pavilion dv5t apresenta aos gamers um desempenho fantástico dentre os notebooks que têm um foco maior no público gamer, porém um fator pode ser considerado um grande problema para os gamers mais viciados que é o superaquecimento do laptop. Quando utilizado para tarefas mais corriqueiras como usar a internet, ou programas mais básicos, o dv5t não esquenta nada além do normal, mas o bicho pega quando rodam os jogos mais pesados e o notebook tem que utilizar toda a sua força. Após uns 30, 40 minutos jogando dá pra sentir bastante o forte calor que sai do notebook, se você costuma utilizar laptops em cima da perna provavelmente não irá aguentar muito tempo por causa do calor, até mesmo quando em cima de mesas e outros suportes o dv5t esquenta de uma maneira muito forte. Depois de muito tempo jogando o aquecimento do notebook pode ser tamanho que chegue até a haver o risco de queimaduras nos usuários, ou talvez um superaquecimento nos componentes que possa causar algum defeito no note. Fora isso, não há qualquer problema notável em termos de performance do Pavilion, sendo que em muitos aspectos sobre o notebook será apenas uma questão de gosto dizer se ele é bom ou ruim.
Confira abaixo as especificações do notebook e veja se ele tem o que você precisa para rodar os seus jogos:
- Processador Intel Core Duo 2.53 GHz com tecnologia Montevina
- 4 GB de memória DDR2
- HD de 250 GB SATA
- Placa de vídeo dedicada nVidia GeForce 9600M GT com 512 MB
- Memória cache 6 MB L2
- Tela 15.4 polegadas com tecnologia BrightView
- Gravador de CD e DVD com suporte à Dupla Camada
- Saídas VGA (monitor), S-Video (TV), HDMI
- Bluetooth
- Bateria com duração de 3 horas
Ame-o ou deixe-o
Se você está procurando um bom notebook para rodar jogos, o HP Pavilion dv5t, sem dúvida, é uma excelente opção disponível no mercado e por um preço relativamente acessível, se levarmos em conta as suas especificações avançadas para um laptop. Os seus atributos irão rodar sem sustos a grande maioria dos jogos que estão aí atualmente, porém com jogos muito complexos, como Crysis, o desempenho pode deixar a desejar. Como qualquer produto o dv5t tem prós e contras, mas acredito que existam mais qualidades no laptop do que realmente defeitos consideráveis. Apesar de esquentar bastante rodando games e com uma bateria de duração relativamente baixa, o HP Pavilion tem muitos pontos fortes como a sua boa relação custo-benefício, um lindo e resistente design, display fabuloso, boas opções de portas com suporte a e-SATA e HDMI, alto-falantes de qualidade e, claro, ótima performance para jogos.
O laptop foi fornecido ao gameLib pela Notemax, empresa especializada em notebooks, e se você ficou babando e tá louco para colocar suas mãos nessa máquina, você pode acessar o site da NOTEMAX e comprar o seu HP Pavilion dv5t por um precinho camarada de R$5.999,00. Vai encarar?
0 comentários:
Postar um comentário