Não é bom comprar um notebook e descobrir, meses depois, que ele pode ficar mais rápido com um simples update no sistema operacional? Essa é a possibilidade para o novo MaccBookPro, que com a atualização potencial do OS X ganharia maior potencial gráfico e de memória RAM.
A notícia veio da Nvidia, que via Gismodo declarou que o chipset GeForce 9400M - que equipa os novos MacBooks - tem suporte ao SLI híbrido. A tecnologia permite o uso de dois chips gráficos em simultâneo, para a força extra nas aplicações multimídia.
Do jeito que o Pro está, apenas um dos chips pode ser usado por vez. Se o usuário optar pelo 9400M, que usa parte da memória RAM, terá um desempenho menor do que o 9600 GT dedicado. Mas a troca exige se logar de novo no OS X e, consequentemente, salvar os documentos abertos e encerrar programas.
A Nvidia afirmou também que o MacBook e o MacBook Pro podem receber até 8 GB de memória RAM, de acordo com as especificações do 9400M.
Provavelmente a atualização seria no driver do chipset, de código fechado e de propriedade da Apple, num acordo com a Nvidia. Em tese, a decisão está na mão da empresa de Steve Jobs, mas em tese hackers espertos conseguiriam um software alternativo para habilitar a função. Ela permitiria, por exemplo, usar o 9400M com o notebook na bateria, o 9600 GT quando estivesse na tomada e os dois em casos extremos. A adoção dupla gasta mais bateria e produz calor - algo que o Pro pode não estar preparado para suportar.
Em último caso, a Apple pode ter deixado essa cartada de lado até o lançamento do Snow Leopard, a próxima versão do OS X que deve chegar às lojas no ano que vem e com apresentação detalhada na MacWorld, em janeiro.
0 comentários:
Postar um comentário