Câmera Olympus Stylus 850 SW

 

Stylus 850SW Stylus 850SW Stylus 850SW Stylus 850SW Stylus 850SW


A Olympus criou a série Stylus com o objetivo de tornar essas câmera as mais resistentes da categoria. E conseguiu. Das compactas que passaram pelo INFOLAB, a mais durona certamente foi a 1030SW, um modelo feito para aguentar quedas de até 2 metros e submersão de 10 metros. Sua irmã mais modesta, com resolução de 8 megapixels, é a 850 SW, que suporta choques de até 1,5 metro e pode ficar dentro de uma piscina com profundidade de 3 metros.

Em resumo, essa máquina não é para quem pratica esportes radicais semanalmente, mas aguenta o tranco numa viagem de férias com banho de cachoeira, surfe e trilha no meio do mato. A mesma película que impede a entrada de água também protege o equipamento contra poeira. E se você arranjar um local para praticar snowboard no Brasil, a 850 SW pode te fazer companhia, pois suporta temperaturas de até 10º C negativos.

Além dessas características de hardware, o maior diferencial da câmera em relação aos modelos mais simples da série é a melhor estabilização digital. Mas, é claro, um estabilizador óptico faz falta. Para tirar uma foto, ela demora 0,5 segundo, congelando bem a imagem. Sua sensibilidade ISO chega a até 1 600, mas a boa nitidez se mantém apenas até 400, com redução de ruído moderada. Acima disso, a foto já começa a sofrer degradação. Em nossos testes, faltou um pouco de contraste.

A objetiva da Olympus tem zoom óptico de 3 vezes. Quando ele está no mínimo, as imagens capturadas ficam com uma leve distorção barril. A lente pode ser considerada escura (tem abertura máxima de f/3,5-5,0) e não cobre a faixa de grande-angular, pois o zoom começa em 38 mm.

O visor de 2,5 polegadas possui informações completas, incluindo um histograma. Também há um controle de luminosidade em dois níveis. Os controles são bem posicionados, com um botão rotativo para selecionar o modo de operação. O maior problema é que os botões ficam próximos demais uns dos outros, podendo levar a erros. Mesmo assim, é possível operar a câmera com apenas uma mão, principalmente porque a saliência frontal dá firmeza na pegada.

0 comentários:

Postar um comentário