Te cuida Microsoft, netbook do Google vem aí

Reprodução, Venture Beat

A Asustek, fabricante do netbook (ou subnote, ou minilaptop, ou ultraportátil) Eee PC está desenvolvendo uma variante da plataforma open source do Google, Android, para sua linha de notes de baixo custo.

Uma vez lançado, o netbook finalmente trará, numa escala reduzida, mas significativa, de mercado (os ultraportáteis) a briga entre as marcas, que começou por fatias de audiência online (Google x MSN – ninguém tem dúvidas de quem ganha essa), passa pela cloud computing (Google Docs & Spreadsheets x Office Online), navegadores de web (IE x Chrome – laaaaaarga vantagem da MS) e dá uma encostada nos smartphones (WinMo x Android).

Fora as vantagens que normalmente fazem um netbook (preço baixo em função da configuração básica e portabilidade), o Android, com suporte à touchscreen, pode rodar confortavelmente em novos modelos que a própria Asus já anunciou. Além disso, seguindo a nova tendência de aplicações online para celulares, será que o Android teria em sua lojinha um espaço para apps de netbook?

Enquanto isso, a Microsoft promete o Windows 7 igualmente leve, capaz de rodar nos ultraportáteis em qualquer uma das suas versões (eu ainda acho que eles contam com uma evolução no hardware dos nets pra isso, mas... ).

Uma coisa a gente sabe que sempre vai ter de diferente: do Google vai ser de graça e com grandes chances de funcionar muito bem; da Microsoft será pago e, digamos, eventualmente você vai precisar de suporte.

0 comentários:

Postar um comentário