‘iTablet’ da Apple pode impactar mercado de netbooks, diz Seeking Alpha

“Como dedicado leitor de jornais desde meus 5 anos de idade, é realmente triste ver a decadência dessa grande tradição americana. As assinaturas de edições impressas estão caindo, a receita com publicidade está secando e os americanos estão mais e mais acostumados às notícias atualizadas encontradas na Internet. (…) Como se os jornais já não tivessem o suficiente com que se preocupar, agora estão para serem atropelados pelo trem da Apple. Notícias de que a Apple está encomendando telas sensíveis a toque de 10 polegadas foram confirmadas por Dow Jones, The Wall Street Journal e Reuters. Muitos especulam que elas serão usadas no novo netbook da Apple, mas acho que esse aparelho será muito diferente do que o que estamos acostumados a ver no espaço do netbook. Tal como a Apple fez com Mac, iPod e iPhone, espero que ela revolucione esse setor do mercado”, prevê Jason Schwarz em artigo publicado no Seeking Alpha.

Para Schwarz, com a relativa escassez de notícias online comparadas com a abundância trazida em cada edição impressa dos jornais, a Internet trouxe o que chama de “grande vazio”. “Os jornais são do tamanho perfeito para se ler e são portáteis. A tela do iPhone não é do tamanho perfeito para se ler um jornal. Consigo fazê-lo por dez minutos na tela do iPhone, mas qualquer tempo mais que isso é demais para meus olhos. É ótimo para referências rápidas, mas ele é, antes de mais nada, um telefone. Meu laptop tem uma tela de bom tamanho, mas o teclado grande e a falta de acesso Wi-Fi universal tornam difícil usá-lo como substituto ao jornal. Esse novo netbook/tablet/e-book/seja-lá-como-quiser-chamá-lo vai preencher um nicho. O usuário poderá levá-lo para o metrô, carro, varanda, café, piscina, qualquer lugar onde normalmente iria para ler uma revista ou jornal”.

Schwarz acha que a Apple viu suficiente evidência de que o espaço do netbook é grande o bastante para entrar nele. “Nesta recessão, o consumidor está preocupado com preços e a Apple se beneficiará de ter uma alternativa abaixo dos US$ 600. Imagino que esse aparelho virá com conexão 3G à Internet, de modo que acesso universal à Internet não será problema. Não terá teclado, como outros netbooks, e não será capaz de fazer muito mais que ler notícias da Internet, assistir programas de TV e filmes e jogar com jogos baixados da App Store. Novamente, a Apple é a verdadeira inovadora na revolução da tecnologia em andamento”.

0 comentários:

Postar um comentário